Juiz determina a penhora de 40% do auxílio emergencial do pai por dever pensão alimentícia

Como muitos sabem, o auxílio emergencial é um benefício no valor de R$ 600,00 concedido pelo Governo aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais e pessoas desempregadas, com o objetivo de ajudar quem se encontra nessa situação a enfrentar a crise ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus.

Em decisão recente, o juiz da 2ª Vara da Família e Sucessões de São José do Rio Preto determinou a penhora de 40% do auxílio emergencial de um pai, devedor de pensão alimentícia.

O valor do débito corresponde ao equivalente à 51,52% do salário mínimo nacional vigente, no entanto, a lei prevê que o desconto dos rendimentos do executado no caso de dívida alimentar não pode ultrapassar 50%.

Assim, o magistrado limitou a penhora em 40%, nos  moldes do artigo 529, §3º do CPC).

Pensando no caso concreto, temos dois problemas a serem analisados.

Se por um lado, o auxílio emergencial é concedido para pessoas que se encontram em situação financeira comprometida em virtude da crise econômica causada pela Pandemia, por outro, temos inúmeras crianças que dependem da pensão para o seu sustento.

Precisamos observar, ainda, que esse pai já estava em débito, ou seja, não havia pago a pensão antes de falarmos em pandemia.

Assim, observa-se que, mais uma vez, as decisões proferidas em virtude dos impactos do Covid-19 estão levando em consideração a situação atípica que todos estamos vivendo, sem, contudo, deixar de considerar algo mais importante, o direito dos filhos.

O que você acha dessa decisão? Deixe aqui o seu comentário.

Por Samirys Verzemiassi Borguesani e Carvalho

Advogada – OAB/SP 320.588

Informações para contato:

Telefone/WhatsApp: (11) 98747-1086

E-mail: s.verzemiassi@verzemiassiecarvalho.com.br

Instragram: https://www.instagram.com/advocacia.em.familia/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos Relacionados

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Click Here

Related Posts