Como cobrar a pensão alimentícia se o devedor se tornou incapaz?

Ao falarmos em incapacidade neste Post, não estamos falando em incapacidade financeira.Estamos tratando aqui da incapacidade para atos da vida civil, ou seja, casos em que aquele que paga a pensão alimentícia sofreu algum acidente ou por qualquer outra circunstância, se encontra em coma ou com sequelas que o impossibilitam de exercer qualquer função remunerada, por exemplo.

Como cobrar a pensão de uma pessoa que não se encontra em condições de trabalhar?

Num primeiro momento, pode parecer algo “frio” de se dizer, afinal, como podemos exigir o pagamento da pensão alimentícia dessas pessoas. No entanto, não podemos esquecer que aqueles que recebem a pensão dela necessitam, sendo, em sua grande maioria, crianças.

Pois bem. Considerando que o devedor não possui condições para trabalhar, ele deverá ser representado por um curador que, por sua vez, ficará com a obrigação de pagar a pensão alimentícia.

É possível requerer a diminuição da pensão alimentícia por meio da Ação Revisional de Alimentos, contudo, a incapacidade do devedor, por si só, não basta para alterar o valor da pensão.

Caso haja a alteração da valor dos Alimentos, este valerá apenas para as futuras parcelas e não para as anteriores ao deferimento.   
Vale esclarecer que, no que caso de interrupção do pagamento, é possível a sua cobrança através do rito de penhora, mas não é permitido a execução dos Alimentos pelo rito da prisão.

E aí? O que acharam dessa possibilidade? Deixe aqui o seu comentário!

Por Samirys Verzemiassi Borguesani e Carvalho

Advogada – OAB/SP 320.588

Informações para contato:

E-mail: s.verzemiassi@verzemiassiecarvalho.com.br

Instragram: https://www.instagram.com/advocacia.em.familia/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos Relacionados

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Click Here

Related Posts