Se o pai renunciar à herança, o filho também perde o direito de herdar?

Depende!!!

Como costumo dizer, no direito tudo depende! Nenhuma resposta pode ser dada de forma objetiva, principalmente em se tratando de Direito de Família e Sucessões.

Se um filho renuncia à herança, precisamos saber se ele possui irmãos ou não. Isso porque, o artigo 1.811 do Código Civil estabelece que: “Ninguém pode suceder, representando herdeiro renunciante. Se, porém, ele for o único legítimo da sua classe, ou se todos os outros da mesma classe renunciarem a herança, poderão os filhos vir à sucessão, por direito próprio, e por cabeça“.

Assim, se o filho que está renunciando à herança não tiver irmãos ou se os irmãos também renunciarem, seu filho, neto do autor da herança terá direito à herdar. Do contrário, ou seja, se tiver tios e se eles não renunciarem, o neto perderá o seu direito.

O artigo 1.810 prevê que “na sucessão legítima, a parte do renunciante acresce à dos outros herdeiros da mesma classe e, sendo ele o único desta, devolve-se aos da subseqüente“.

Desse modo, se os demais herdeiros (irmãos) não renunciarem à herança, o montante que pertencia ao filho que está renunciando será transmitido a eles, por serem da mesma classe.

Ainda tem dúvida? Deixe aqui o seu comentário ou entre em contato.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!!! 

Por Samirys Verzemiassi Borguesani e Carvalho

Advogada – OAB/SP 320.588

Informações para contato:

E-mail: s.verzemiassi@verzemiassiecarvalho.com.br

Instragram: https://www.instagram.com/advocacia.em.familia/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos Relacionados

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Click Here

Related Posts