Só o pai deve pagar pensão alimentícia?

Recebi a seguinte pergunta de um seguidor: Só o pai deve pagar pensão alimentícia?

A resposta é: NÃO! Deve pagar a pensão alimentícia aquele pai ou a aquela mãe que não for o detentor da guarda dos filhos.

Até o ano de 2014, não se falava em guarda compartilhada, sendo a regra a aplicação da guarda unilateral a um dos genitores (pais). Nesses casos, a guarda era (e é) exercida exclusivamente por um dos pais, sendo o outro responsável pelo pagamento da pensão.

À partir do mencionado ano, com a Lei n 13.058/2014, a guarda compartilhada passou a ser a regra, devendo ser aplicada pelos juízes sempre que possível (exceto quando um dos pais não estiver apto a exercê-la ou se não tiver interesse).

Nessa modalidade de guarda, o ideal é a divisão igualitária das despesas com os filhos. Em outras palavras, se os pais exercem a guarda dos filhos de forma compartilhada, todos os gastos com a prole deve ser realizada na proporção de 50% para cada um.

No entanto, é necessário analisar caso a caso. Há situações em que, mesmo sendo a guarda compartilhada, os filhos passam muito mais tempo com um genitor do que com o outro, possuindo residência fixa com um deles, o que justifica a necessidade do outro genitor vir a pagar a pensão alimentícia.

Importante ressaltar que para a fixação dos Alimentos é necessário analisar o binômio necessidade daquele que irá receber e a possibilidade de quem irá pagar. Além disso, o exercício da guarda compartilhada não retira o dever de um dos pais de pagar os Alimentos.

Por Samirys Verzemiassi Borguesani e Carvalho

Advogada – OAB/SP 320.588

Informações para contato:

E-mail: s.verzemiassi@verzemiassiecarvalho.com.br

Instragram: @advocacia.em.familia

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos Relacionados

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Click Here

Related Posts