Herdeiro só pode adquirir imóvel por usucapião se exercer posse como dono

A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou recurso de um morador de Copacabana, no qual pretendia o reconhecimento da aquisição por usucapião de um apartamento herdado também  seus dois sobrinhos.

Segundo o relator, ficou provado que o imóvel foi herdado pelo réu juntamente com sua irmã e seu cunhado (já falecidos – pais dos autores da ação).

Na decisão, declarou o relator que um herdeiro somente pode adquirir a propriedade de imóvel por meio de usucapião se provar que vem exercendo a posse com exclusividade, como se fosse dono e pelo tempo estipulado em lei.

Por fim, os desembargadores confirmaram o que foi determinado na sentença de primeira instância, condenando o  tio a pagar aluguel aos sobrinhos. Além disso, foi determinado que o imóvel seja vendido em leilão, dividindo-se o valor em 50% para os autores (sobrinhos) e 50% para o réu (tio).

Porém, a decisão foi reformada quanto a divisão da taxa de condomínio. Tendo em vista que somente um herdeiro utiliza o imóvel (tio), apenas este deve arcar com tal despesa.

Processo 0263816-42.2015.8.19.0001

Fonte: Consultor Jurídico

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos Relacionados

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

This is the heading

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor
Click Here

Related Posts